Aeroporto, em Campinas, registrou pelo 5º mês seguido alta nas importações e exportações. Concessionária negocia rotas e planeja manter incentivo para companhias até dezembro.
roporto de Viracopos encerrou maio com maior fluxo de operações no terminal de cargas em três anos, segundo estatísticas divulgadas na tarde desta segunda-feira (19) pela concessionária que administra o terminal. Ao todo, foram contabilizadas 15 mil toneladas de produtos importados e exportados, alta de 12,5% no comparativo com o ano passado, quando foram 13,3 mil toneladas.
Para o gerente de Negócios de Carga do aeroporto, Jorge Lobarinhas, a alta nas movimentações reflete reaquecimento no comércio exterior. O aeroporto negocia abertura de três rotas com empresas asiáticas e planeja manter, até dezembro, um programa de incentivos para expandir as receitas. Atualmente, o setor de cargas responde por 65% dos recursos obtidos pelo aeroporto.
Considerando-se o acumulado das operações desde janeiro, pelo terminal passaram 70,7 mil toneladas de produtos importados e exportados, crescimento de 16,6% no comparativo com 2016, quando foram 60,6 mil toneladas. O total, porém, é inferior ao somado nos cinco meses em 2015.
O aeroporto tem 23 empresas áreas cargueiras que atendem 175 país de destino e 148 de origem.
Fluxo de operações com cargas (importações + exportações)
Ano | maio | janeiro a maio |
2015 | 14.348 toneladas | 74.305 toneladas |
2016 | 13.325 toneladas | 60.636 toneladas |
2017 | 15.001 toneladas | 70.735 toneladas |
Fluxo de passageiros
Em maio, o Aeroporto de Viracopos também registrou alta no fluxo de passageiros pelo terceiro mês consecutivo, em relação ao mesmo período de 2016. A estrutura recebeu 38,2 mil viajantes em linhas que ligam Campinas (SP) a outros países, crescimento de 29,4%, e outros 742,5 mil usuários em voos domésticos, acréscimo de 7,5%, informou a concessionária que administra o terminal.
O saldo acumulado na categoria internacional desde janeiro representa crescimento de 7,98% – o total de passageiros passou de 191,8 mil para 207 mil durante o período avaliado; enquanto nos voos domésticos o aeroporto registrou 3,7 milhões de viajantes – alta de 3,2% neste intervalo.
Ampliação de voos
A companhia aérea Azul anunciou que terá voos diretos para Bariloche (Argentina) e também irá ampliar o número de partidas de Viracopos a Fort Lauderdale/Miami e Orlando (Estados Unidos), além de Lisboa (Portugal), no segundo semestre. A maioria das operações é temporária.
A rota Campinas-Bariloche vai acontecer durante o período de inverno, entre 1º de julho e 12 de agosto. Os voos, no modo charter (fretados), serão os únicos do Brasil a voar para a cidade.
O número de ligações semanais entre o terminal e Fort Laurdale/Miami subirá de oito para dez entre 3 de julho e 1º de setembro. Já o total de partidas para Orlando passará de seis para oito, a partir de agosto, mas uma delas será mantida em definitivo na sequência, informou a companhia.
Sobre Lisboa, a quantidade passará de seis para sete entre outubro e novembro. De acordo com a assessoria da empresa, os voos são operados com jato A330, que tem 272 assentos.
Leave a Comment